HORÁRIO: 17:00 – 19:00 hs
PARTICIPANTES: 26 pessoas
ASSUNTOS TRATADOS:
1. CADERNO MERCADO EM FOCO
• OBJETIVOS
• PROCESSO E PRAZOS
• PENDÊNCIAS:
- Estatísticas – Infográficos: a Sueli se disponibilizou para ajudar na tabulação dos dados.
- Depoimentos: prazo limite nesta sexta-feira, dia 15/02/19
- Necessidade de recebimento dos logotipos das associações em alta definição, bem como o logo e o banner do Mercado em Foco
• Próxima reunião: definição do cronograma deste Caderno
2. SEGUNDA ETAPA – PESQUISA AIRBNB
- Transcrições das 42 entrevistas já foram finalizadas.
- Treinamento no Atlas TI realizado em 6/2.
- Definição da compra do software.
- Inicio da utilização do mesmo.
- Trabalho de codificação e análise.
- Próxima reunião: definição do cronograma final do Projeto
3. SUGESTÃO DE REVISÃO DA METODOLOGIA DE NOSSAS REUNIÕES:
- 17 – 17:15 Hs: chegada e café de boas vindas.
- 17:15 – 17:45 Hs: tema novo, trazido pelo Sponsor e aplicado à melhoria de Campos do Jordão como destino turístico para os jordanenses e visitantes.
- 17:45 – 18:00 hs: discussão do tema pelos presentes.
- 18:00 – 19:00 hs: pauta de trabalho (definida em conjunto pelos Sponsors da reunião anterior e atual).
• PRIMEIRO SEMESTRE/19– SPONSOR POR REUNIÃO
- 11/02: ANA LÚCIA e PAULA
- 11/03: ANDRE
- 01/04: ROSANGÊLA
- 06/05: ALAN
- 03/06: ANA LÚCIA
• SEGUNDO SEMESTRE/19– SPONSOR POR REUNIÃO ITINERANTE
• Agosto: SENAC
• Dezembro: SENAC
SETEMBRO:
OUTUBRO:
NOVEMBRO:
Essa proposta teve algumas contribuições, onde se destacam: A Beth demonstrou preocupação com o fato de que cuida-se muito de temas diversos e os problemas principais não são resolvidos. Também mencionou que Campos se encontra em uma queda, e a cada ano não faz nada. Sugeriu que os temas devem estar conectados com um “tema principal” e que o tema trazido pelo sponsor deve estar obrigatoriamente relacionado ao tema pilar. O tema pilar deve ter um produto ao ser entregue no final do semestre.
4. SUGESTÕES DE TEMAS PARA O 1º. SEMESTRE DE 2019.
Sr Nathan trouxe alguns dados sobre a ocupação da rede hoteleira local, sendo: Ocupação média de 35% a.a. Natal 68% ocupação, Ano Novo 83%, Corpus Christi era a única data que lotava e não lotou no ano passado. Ele sugeriu estudarmos os motivos pelos quais os turistas não estão vindo para Campos do Jordão. Ele entregou uma proposta de projeto onde a metodologia seria a criação de um Formulário para os Operadores de evento e Chefes de recepção, para investigarmos a satisfação do público que vem para Campos do Jordão. Foram também sugeridos pelos participantes outros temas, como:
- Infraestrutura, Turismo de Negócios e Turismo Responsável
- Turismo durante a semana
- Grupo de organização do Natal (já foi informado que já existe um grupo externo que cuida dessa iniciativa)
- Internacionalização de Campos do Jordão: Estrangeiro não faz nada aqui porque não consegue, não tem nenhum Site em inglês ou um Campos do Jordão Tourist Information.
- Investigar com foco no empresário, porque a cidade é a mais cara do Brasil e proposta para Diversificação de preços para o público local.
- Persona do cliente de Campos do Jordão, incluindo três seguimentos distintos: clientes que se hospedam em Hotel, que realizam Bate e Volta e aqueles que possuem Casa.
- Estudar como aumentar a Demanda e Qualificar a Oferta. Ele também sugeriu para a próxima reunião termos o Andre como sponsor, onde seriam apresentados dados gerais do Turismo em Campos do Jordão.
- Finalizando a Ana sugeriu avaliarmos a possibilidade de termos 3 grupos de trabalho distintos nesse semestre, sendo: Airbnb (Ana e Paula), Estudo da Demanda e Estudo da Oferta. Ressaltou inclusive que precisamos ter um grupo de pessoas com disponibilidade e tempo para trabalhar efetivamente nesses grupos da Oferta e Demanda. Sugeriu um livro para fundamentar os trabalhos, sendo: Vantagem Competitiva das Nações, de Michel Porter.
Próxima Reunião:
DIA: 11/03/19
HORÁRIO: 17-19 HS.
LOCAL: Centro Universitário Senac
Atualizado em 16/02/2019
Correção: Contribuição do Sr Nathan referente a ocupação de Ano Novo foi corrigida de 63% para 83%.