Resumo da Reunião 11/03/2019

HORÁRIO: 17:00 – 19:00 hs
PARTICIPANTES: 16 pessoas

ASSUNTOS TRATADOS:

  1. CADERNO MERCADO EM FOCO
    • PENDÊNCIAS: finalização das estatísticas (agradecemos muito o empenho e o
    trabalho da Sueli) e definição do cronograma de diagramação deste Caderno.
  2. SEGUNDA ETAPA – PESQUISA AIRBNB
    • PENDÊNCIAS: Definição da compra do software, Inicio da utilização do mesmo,
    Trabalho de codificação e análise.
    • Próxima reunião: definição do cronograma final do Projeto
  3. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO
    O André apresentou as ações que estão em curso na Secretaria de Turismo, bem como as novas
    iniciativas já mapeadas e em fase de planejamento. O intuito foi atender uma demanda do grupo
    identificada na primeira reunião, no sentido de maximizarmos os recursos e evitarmos duplicidade de
    ações.
    Entre as atividades em curso, se destacam: Estudo de demanda anual, Identificação do perfil do visitante,
    o Cadastro Municipal de Turismo que se transformará no portal turístico, qualificação da oferta a partir
    de selos ( Selo PET, Ciclismo, Presença online, entre outros), análise da Infra Estrutura (Vias principais
    de interesse turístico, inclusive trilhas), entre outras iniciativas.
    Discussão: pontos turísticos de Campos são locais particulares e seria recomendável estimular os locais
    privados à melhorarem sua infraestrutura.
    Melhorar comunicação com o Trade e aprimorar os modelos de Eventos, com o objetivo mínimo de um
    evento. Elaboração de Materiais de Divulgação, como mapa, roteiros, etc…
  4. SUGESTÕES DE TEMAS PARA O 1º. SEMESTRE DE 2019.
    Foi apresentado a proposta de trabalho, onde foram incluídas ações tanto pelo lado da oferta, como da
    demanda. Essa apresentação incluiu os comentários recebidos por e-mail.
    Foi ressaltada a importância de conversarmos com a Profa. Valéria Fedrizzi do Instituto Federal, visto
    que a mesma possui uma linha de trabalho que aborda também essas questões. A intenção é
    conhecermos o trabalho e verificarmos o que poderia ser ampliado ou pesquisado, visando disponibilizar
    informações para o mercado.
    Ficou definido que o grupo deseja complementar as análises já realizadas com os empresários e
    jordanenses, porém agora incluindo a visão dos turistas. Para isso foram constituídos dois grupos de
    trabalho, sendo:
    Grupo Demanda: composto por Aurélio, Nathan, Margarida, Simone e Darlene. Neste grupo serão
    tratadas as questões para o melhor entendimento da demanda, excluindo as informações básicas que já
    estão sendo tratadas pela Secretaria de Turismo. Na próxima reunião o grupo deverá trazer os Objetivos
    da Pesquisa, Metodologia sugerida e Instrumentos para coleta de dados. O foco deverá incluir a análise
    de diversos segmentos (hotelaria, alimentação, atrativos, serviços, receptivo, entre outros), identificando
    ainda as múltiplas visões e interesses da demanda que escolhe e que não escolhe Campos do Jordão
    como destino turístico.
    Grupo da Oferta: composto por Renata, Beth, Eliana, Kleber, Carolina, João e Sueli. Neste grupo serão
    investigadas a qualidade das diferentes ofertas existentes e sua percepção online e presencialmente.
    Será avaliada a pertinência de realizar um diagnostico dos atrativos turísticos. Na próxima reunião o
    grupo deverá trazer os Objetivos da Pesquisa, Metodologia sugerida e Instrumentos de Pesquisa.
PRÓXIMA REUNIÃO:
DIA: 01/04/19
HORÁRIO: 17-19 HS.
LOCAL: Centro Universitário Senac

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email