HORÁRIO: 17:00 – 19:00 hs
PARTICIPANTES: 16 pessoas
ASSUNTOS TRATADOS:
- CADERNO MERCADO EM FOCO
• PENDÊNCIAS: finalização das estatísticas (agradecemos muito o empenho e o
trabalho da Sueli) e definição do cronograma de diagramação deste Caderno. - SEGUNDA ETAPA – PESQUISA AIRBNB
• PENDÊNCIAS: Definição da compra do software, Inicio da utilização do mesmo,
Trabalho de codificação e análise.
• Próxima reunião: definição do cronograma final do Projeto - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO
O André apresentou as ações que estão em curso na Secretaria de Turismo, bem como as novas
iniciativas já mapeadas e em fase de planejamento. O intuito foi atender uma demanda do grupo
identificada na primeira reunião, no sentido de maximizarmos os recursos e evitarmos duplicidade de
ações.
Entre as atividades em curso, se destacam: Estudo de demanda anual, Identificação do perfil do visitante,
o Cadastro Municipal de Turismo que se transformará no portal turístico, qualificação da oferta a partir
de selos ( Selo PET, Ciclismo, Presença online, entre outros), análise da Infra Estrutura (Vias principais
de interesse turístico, inclusive trilhas), entre outras iniciativas.
Discussão: pontos turísticos de Campos são locais particulares e seria recomendável estimular os locais
privados à melhorarem sua infraestrutura.
Melhorar comunicação com o Trade e aprimorar os modelos de Eventos, com o objetivo mínimo de um
evento. Elaboração de Materiais de Divulgação, como mapa, roteiros, etc… - SUGESTÕES DE TEMAS PARA O 1º. SEMESTRE DE 2019.
Foi apresentado a proposta de trabalho, onde foram incluídas ações tanto pelo lado da oferta, como da
demanda. Essa apresentação incluiu os comentários recebidos por e-mail.
Foi ressaltada a importância de conversarmos com a Profa. Valéria Fedrizzi do Instituto Federal, visto
que a mesma possui uma linha de trabalho que aborda também essas questões. A intenção é
conhecermos o trabalho e verificarmos o que poderia ser ampliado ou pesquisado, visando disponibilizar
informações para o mercado.
Ficou definido que o grupo deseja complementar as análises já realizadas com os empresários e
jordanenses, porém agora incluindo a visão dos turistas. Para isso foram constituídos dois grupos de
trabalho, sendo:
Grupo Demanda: composto por Aurélio, Nathan, Margarida, Simone e Darlene. Neste grupo serão
tratadas as questões para o melhor entendimento da demanda, excluindo as informações básicas que já
estão sendo tratadas pela Secretaria de Turismo. Na próxima reunião o grupo deverá trazer os Objetivos
da Pesquisa, Metodologia sugerida e Instrumentos para coleta de dados. O foco deverá incluir a análise
de diversos segmentos (hotelaria, alimentação, atrativos, serviços, receptivo, entre outros), identificando
ainda as múltiplas visões e interesses da demanda que escolhe e que não escolhe Campos do Jordão
como destino turístico.
Grupo da Oferta: composto por Renata, Beth, Eliana, Kleber, Carolina, João e Sueli. Neste grupo serão
investigadas a qualidade das diferentes ofertas existentes e sua percepção online e presencialmente.
Será avaliada a pertinência de realizar um diagnostico dos atrativos turísticos. Na próxima reunião o
grupo deverá trazer os Objetivos da Pesquisa, Metodologia sugerida e Instrumentos de Pesquisa.