Resumo da Reunião – 07/10/2019

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CAMPOS DO JORDÃO

HORÁRIO: 17:00 – 19:30 hs

PARTICIPANTES: 15 pessoas

ASSUNTOS TRATADOS:

1. APRESENTAÇÃO CASE DE MOTO TURISMO “DO NEGÓCIO DO TRANSPORTE DE CARGAS AO MOTO TURISMO, 24 ANOS DE EXPEDIÇÕES PELA AMÉRICA DO SUL”.

Com a troca de agendas das apresentações, o sponsor Marcelo Vigneron trouxe uma projeção de fotografias e narrou  as transformações ocorridas ao longo de 24 anos acompanhando expedições através do Brasil e América do Sul, que levaram à criação e operação de um produto turístico original e ainda pouco explorado no país, o “moto turismo” organizado; à partir de uma série de viagens de estudo de viabilidade de rotas para o transporte de cargas.   

2. FORUM DE TURISMO EM CAMPOS DO JORDÃO

O secretário de turismo André Barbedo levantou a questão do Fórum de Turismo que ocorrerá no dia 5 de novembro na cidade. Haverá um espaço de 15 minutos para uma apresentação do Mercado em Foco dividida em 3 tópicos: Apresentação formal e institucional do que é o Mercado em Foco / Relato sobre os temas apresentados pelos sponsors ao longo deste ano/ Apresentação dos projetos em andamento, ou seja,  pesquisa de demanda hoteleira, cartilha de dicas para os atrativos turísticos, caderno sobre o Mercado em foco. Resumindo: “O que é, o que fez e o que vai fazer o Mercado em Foco”.

3. CADERNO DO MERCADO EM FOCO

A professora Paula Feliciano trouxe atualizações sobre o ponto da situação do Caderno do Mercado em Foco (publicação em andamento, que trará o histórico de atuação do grupo). Há ainda dúvidas em relação a algumas autorizações para uso de imagens, exemplo dado no caso do vídeo sobre Campos de Jordão nas quatro estações do ano. Em relação ao uso geral de fotos, um dos critérios adotados será evitar fotos que identifiquem pessoas, de modo a contornar os problemas com obtenção de autorizações de uso de imagem.

Abordada também a questão da possível existência de uma versão impressa do caderno (além da digital). Será feita um levantamento de orçamentos entre gráficas na região e houve uma coleta de assinaturas sinalizando as intenções de compra dos cadernos impressos, com base na informação de valor estimado em R$ 70,00 reais por exemplar. Sugerida também a criação de um marcador de páginas com QR code / link para a versão digital do caderno. 

4. CARTILHA DICAS DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

O João Allievi descreveu o processo de criação da cartilha e o ponto da situação atual. A Derlene Calpacci fará uma leitura de revisão final. Serão acrescidos  links uteis em uma seção específica denominada: Para Saber Mais, o que ficou sob responsabilidade da Rosangela. A professora Ana informou a nova data de entrega da cartilha com prazo de mais uma semana, ou seja, 14 de outubro, e solicitou  para João, Derlene e Rosangela o encaminhamento da versão final neste prazo, junto com sugestão de exemplo de diagramação. 

5. EVENTO MERCADO EM FOCO –  FINAL DO ANO

A professora Ana vai pesquisar uma data possível com o pessoal do Grande Hotel. No evento será feita a entrega da Pesquisa de Demanda de Hotelaria (apresentador a definir), entrega da Cartilha de Dicas para Atrativos Turísticos (apresentada pelo João Allievi) e talvez a entrega do Caderno do Mercado em Foco (apresentado pela professora Paula Feliciano). As demais tarefas no dia do evento (recepção, cobertura fotográfica, etc.) serão feitas pelos membros que já tem cuidado disto nas edições anteriores. 

6. PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

O Ricardo Castelfranchi, presidente da Associação Comercial relatou a movimentação da Associação para a revitalização do Mercado. Serão realizados três eventos em dezembro de 2019, em parceria com o SENAC, onde serão oferecidas no Mercado Municipal 600 refeições elaboradas pela turma de gastronomia do SENAC. Está previsto também um conjunto de intervenções de cenografia e decoração, com presépio, roda d’água além de nova pintura e iluminação especial para a data. O Ricardo também solicitou a colaboração do grupo Mercado em Foco no que for possível neste projeto de revitalização.

7. PESQUISA DE DEMANDA HOTELEIRA:  Foram entregues os formulários impressos para a Pesquisa de Demanda Hoteleira. Os mesmos serão entregues para a Camila no CAJ/Senac. Tão logo a tabulação seja realizada, os dados retornarão para o grupo responsável, que realizarão as análises e conclusões pertinentes.

Próximas Reuniões DATA / SPONSOR / LOCAL

DataSponsor / PalestranteLocal
04/11/19André Barbedo / Denis (Plano Diretor de Campos do Jordão e próximos passos)Espaço Athenas (Rosangela)
02/12/19Ana Lúcia / Beth (Histórico do movimento turístico em Campos do Jordão)Senac/ CAJ
A definirEvento de Finalização de Ano do Mercado em FocoSenac / Grande Hotel

Marcelo Vigneron, 08/10/2019

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email