Resumo da Reunião – 06/04/2020 (online)

HORÁRIO:  17:00 – 19:00 hs

PARTICIPANTES: 11  participantes: Alan, André, Ana Oliva, Derlene, Gabriel, Paula Feliciano, Paula Guimarães, Sueli, Beth, Rosangela e Ana Lúcia.

ASSUNTOS TRATADOS:

  1. Balanço da situação atual da pandemia do Coronavírus: o grupo concordou que diante de toda a excepcionalidade da situação, o mais adequado é interromper no momento o projeto em andamento “Campos +1” e priorizar ações que visam contribuir no atendimento emergencial aos empresários e aos jordanenses.
  2. Oportunidade: Foi apresentada a oportunidade do Senac CJ junto com a Gerencia de Desenvolvimento do Senac-SP realizar três diferentes tipologias de ações visando contribuir com o empresariado local: pílulas de conhecimento, capacitação operacional e assessoria individual.  Diante dessa oportunidade foram levantados pelos presentes e com especial participação do André, constatações e demandas que estão inclusive surgindo em outros fóruns de discussões. Essas demandas serão encaminhadas para o Senac, que irá analisar em conjunto com as outras demandas que também estão sendo identificadas em outros fóruns. Na sequencia, a instituição irá fazer uma análise de viabilidade para o atendimento das demandas recebidas, considerando os recursos (técnicos e humanos) que poderão ser mobilizados para esse atendimento.
  3. Constatações: mudança do perfil do turismo e do turista, sentimento de insegurança, aumento das viagens por terra (carro e ônibus), endividamento e necessidade de recuperação após o término da pandemia, desemprego e consequente aumento dos pequenos empreendedores na cidade, grande interesse na retomada das atividades, porém sem plano de ação associado.
  4.  Necessidades levantadas: capacitação para realizar as mudanças necessárias nos equipamentos, tornando-os ambientes mais seguros (sob o aspecto de contaminação); comunicação assertiva dessa segurança ao mercado; boas práticas para a gestão dos negócios durante a crise e também no pós-crise; elaboração e condução de planos de ação para retomar os negócios; conhecer melhor as linhas atrativas de crédito; acompanhamento da legislação e dos procedimentos contábeis necessários nessa conjuntura econômica;  alternativas práticas para melhor vivenciar essa crise (voucher de antecipação de pagamento para uso futuro, por exemplo); qualificação do futuro novo empreendedor; análise dos pontos fortes e fracos dos empreendimentos e como aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças.
  5. Foco na pessoa e não apenas no negócio: foi mencionada também a importância de promover um espaço para acolhimento das pessoas, sejam elas empresários, empregados ou o jordanense de forma geral. Para atender essa demanda foi mencionada a possibilidade de criação de dois eventos (distintos ou reunidos) similares a dinâmica do projeto Altos Papos, onde em uma ambiente propício, as dores e as necessidades possam ser acolhidas, entendidas e utilizadas para a lapidação de produtos e serviços emergenciais.
  6. Próximos passos: o Gabriel e a Paula Guimarães discutirão essas contribuições com os demais colegas do Senac, que juntos irão desenvolver uma proposta de calendário e de evento para ser apresentado em uma reunião extra junto com o Mercado em Foco. Foi sugerida para essa reunião a data de 13/04, as 17 hs.

TABELA 1: CRONOGRAMA DE REUNIÕES – TODAS SERÃO REALIZADAS 2ª.FEIRAS DAS 17-19 HS.

DATASPAUTA
13/04Reunião extra (evento Altos Papos com empresários e locais)
04/05Reunião Mensal
01/06Reunião Mensal

Ana Lúcia07/04/20

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email