HORÁRIO: 17:00 – 19:00 hs
PARTICIPANTES: 13 pessoas
SECRETÁRIA: Rosângela
Iniciando a reunião, e esclarecido pela Professora Ana Lucia, que além do cronograma e secretários eleitos, foram tratados os seguintes assuntos, na reunião 01/2020, realizada em 10/02/2020 :
- Balanço do evento 12/2019 e as atividades do semestre passado;
- Não serão feitas as reuniões itinerantes neste semestre de 2020;
- Manutenção do secretário de cada reunião;
- Estratégia de Trabalho para este semestre
Seguindo a reunião com a apresentação dos trabalhos para este semestre, conforme pauta:
Grupo A – Ana Oliva, Suely e Renata
Grupo B – João e Nathan
Grupo C – Alan, Rosângela e Ana Lúcia
Iniciando pelo Grupo B, João e Nathan – Foi proposto revisitarem os projetos já desenvolvidos até 12/2019, conforme consta no Caderno do Mercado em Foco e propor 3 opções para o grupo definir como projeto para o primeiro semestre de 2020.
Foi feita a apresentação pelo Professor João Alievi, das 3 opções dos projetos selecionados, com o Sr Nathan, sendo:
De 2015 – Marketing Digital para o Turismo ( Envolver Campos do Jordão num projeto das redes sociais);
De 2016 – Campos +1 ( Restabelecer parceria entre Empresário x Turista )
De 2017 – Turismo e Comunidade Local (engajamento da população e Educação na escola).
Após a explanação, e antes da votação pelos presentes, foi sugerido e solicitado pelo Sr Ricardo Castelfranchi a inclusão de mais um ítem: A Cobrança de Taxa para Ônibus e Van – Após a mediação da Professora Ana com os presentes e várias discussões relacionadas ao assunto, foi aprovada a inclusão de mais essa opção para inicio da votação. A votação foi feita democraticamente em voto secreto, sendo eleito o Projeto “Campos+1” com 8(oito)votos.
Seguindo a Pauta, a Suely, representante do Grupo A, esclareceu a estratégia que estudou juntamente com a Ana Oliva e Renata, que tinha como tarefa: estruturar um processo que permita um melhor alcance dos produtos desenvolvidos pelo Mercado em Foco até os seus usuários finais; E escolheram a “ Cartilha dos Atrativos Turísticos”, objeto de projeto do segundo semestre de 2019. Apresentou os custos de R$ 24,50 por cartilha e sugeriu a impressão de 22 cartilhas para entrega aos empresários previamente selecionados dentre o total de 42 atrativos mapeados.
O grupo se prontificou a colaborar, e na reunião conseguimos 13(treze) apoiadores, faltando ainda 9(nove) apoios financeiros para a impressão. Como tarefa, a Rosângela ficou encarregada de intermediar as negociações com a gráfica (Celso da Arco Iris) e manter contato com o grupo de trabalho.
E finalizando a pauta, o Grupo C, representado pelo Alan, que trabalhou em conjunto com a Ana Lucia e Rosângela, apresentou o tema que teve como tarefa: Estruturar a comunicação do grupo Mercado em Foco, onde se incluem o estabelecimento de regras para o grupo de WhatsApp, melhorias em sua homepage e um plano de divulgação do grupo e de suas atividades no setor de Turismo em Campos do Jordão e região.
O Alan fez a apresentação das regras do WhatsApp e foram aprovadas com algumas ressalvas; Apresentou a homepage e sugeriu algumas alterações onde os presentes teceram suas opiniões e sugestões; e a criação de um novo grupo 2020, específico para os trabalhos do semestre vigente.
Entre as sugestões para melhoria da homepage estão:
- Deixar o email opcional para download dos arquivos;
- Exibir mais detalhes da “Próxima Reunião” incluindo horário, localização e instruções para novos membros;
- Substituir o slider da Home por uma seção dividida em 3 partes: Eventos, Histórico de Reuniões e Downloads.
Mais nada a tratar, foi encerrada a reunião com a lista de presença anexa.
Maria Rosângela
Fotos por Marcelo Vigneron.