HORÁRIO: 17h00 às 19h00
PARTICIPANTES: 22 pessoas
LOCAL: Centro Universitário Senac
AGENDA:
- Caderno Mercado em Foco
(apresentação do lançamento Cadernos de divulgação científica,
coletânea de 2014-2017); - Material Disponibilizado sobre o Turismo
- Apresentação dos Grupos Oferta e Demanda
- “ Help!” Disponibilidade para Apoio aos Grupos
- Encerramento do Semestre
1 – CADERNO MERCADO EM FOCO
A Professora Rosângela iniciou os trabalhos após a apresentação da Agenda do dia. Convidou a Professora Paula para apresentar o Caderno de divulgação científica para os presentes. Trata-se de uma coletânea Cozinha, Sustentabilidade e Saúde, dos projetos desenvolvidos no período de 2014-2017 de investigação científica e produtos culinários dos arredores do Vale do Paraíba/SP. Além do riquíssimo conteúdo analisado pelos presentes, foi possível identificar o formato de impressão e ajudar na continuidade na definição do cronograma de diagramação do caderno Mercado em Foco. Ficou resolvido que cada participante do Mercado em Foco informara a quantidade de exemplares que pretendem que sejam impressos, e cada interessado custeará o seu pedido. Ficou esclarecido também que quanto mais exemplares, menor serão os custos por unidade.
2- MATERIAL DISPONIBILIZADO SOBRE O TURISMO
A Professora Paula apresentou o material disponibilizado pela Professora Valéria do Instituto Federal.
Os materiais serão disponibilizados no site conforme disponibilidade.
3- APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS OFERTA E DEMANDA
A Professora Rosângela convidou um representante do grupo da Oferta para apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos, e o que conseguiram levantar de produtos que são disponibilizados para o mercado de Campos do Jordão.
E também foi permitido que o grupo apresentasse as dificuldades no levantamento de tais informações. Informaram dificuldades de tempo para a reunião, que cada integrante ficou com um atrativo e ainda não foi definido qual produto irão entregar.
Após, o Kleber representando o grupo da Oferta apresentou os trabalhos de pesquisas baseado na avaliação do Plano diretor, onde ressaltar a importância de comercializar as atividades e não os atrativos. Mencionaram a criação de 100(cem) atividades turísticas. Ressaltaram também que os sites pontuam os atrativos, mas não esclarecem as atividades.
Como proposta sugerem detalhar cada atrativo da cidade e ver quais tipos de atividades eles podem oferecer. Também houve sugestões de detalhamento dos circuitos. Destacar o tempo de permanência em média nos locais de visitação (menos de 1 hora, algumas horas, meio período ou o dia todo). Analisar no site oficial do município se há horário de funcionamento, se há ingresso, tempo, quais atividades, enfim. A Beth sugere adicionar os históricos dos lugares. O que foi acatado por todos. E continua a discussão sobre qual a forma de materialização. Saber o destino do produto. Criar um template/manual para qualquer um que queira divulgar, seja da maneira certa.
Como transformar um atrativo ou identidade.
Houve sugestões de pensar em roteiros, mas já existem. Foco empresário/administrador dos pontos. E como tarefa o grupo deve pensar na estratégia de negócio para divulgar o resultado final no evento a ser definido. Foi sugerido pelo Alan Rezende que o grupo da oferta trabalhe mais na criação de um “Manual” de boas práticas para divulgação de suas empresas / das empresas que administram, pois isso vai de encontro com a missão do Mercado em Foco (gerar conhecimento) e de tal forma não entrarão em questões que já estão sendo realizadas pela prefeitura (levantamento e avaliação dos pontos turísticos, experiências e afins). O Alan sugeriu também, caso haja disponibilidade dos componentes do grupo, em pegar alguns poucos pontos/roteiros/empresas turísticas para que se possa dar o exemplo do manual em prática. A Professora Ana e Professora Rosângela validaram a opinião do Alan como uma contribuição educativa.
O grupo também concorda que deverá ser objeto de discussão os pontos negativos dos atrativos para que possamos forçar ações junto ao Poder Público. Houve várias manifestações e contribuições do grupo da Demanda, inclusive sobre retrabalho de roteiros, etc. mas a favor de melhoria do que já existe. O grupo ficou de se reunir e definir os rumos dos trabalhos da Ofertas, e devido ao tempo a Professora Rosângela encerrou a apresentação do Grupo Oferta que em resumo ficaram com 2 pontos para discussão em reuniões de grupo de trabalho, sendo; 1- Foco nos Turistas – Atrativos e Atividades – Compras e detalhamento (degustação, fábricas, etc). 2- Foco nos Empresários – Boas Práticas para a Oferta.
A Professora Rosângela agradeceu o grupo da Oferta e convidou um representante para apresentar os trabalhos sobre a Demanda. Foi indicada a professora Simone para a apresentação.
A proposta do grupo será um questionário direcionado aos meios de Hospedagem.
Foi apresentado algumas questões para o turista responder e descobrir as motivações da sua vinda para Campos do Jordão. Esse questionário será deixado nos Hotéis. Foi analisado algumas questões que devem ser melhor direcionadas para atingir o objetivo proposto. Houve alguns questionamentos sobre direcionar somente para os meios de hospedagem e foi esclarecido pelo grupo da Oferta que Turista é o que dorme e o que vem um dia é excursionista.
Houve várias manifestações e contribuições do grupo da Oferta para que as questões viessem de encontro com as respostas que o Grupo da Oferta também busca. A Professora Ana se propôs a ajudar o Grupo na Construção do questionário para objetivar as questões. Após, a Professora Rosângela encerrou a apresentação do Grupo da Demanda, que em resumo ficaram com 2 pontos para discussão em reuniões de grupo de trabalho, sendo:
1 – Foco nos Empresários – Questionário pelos Meios de Hospedagem.
2 – Foco nos Clientes (Turistas) – Respostas para contribuir com a Oferta. O que Motivam? O que Falta? Atrativos? Preços? Opções?
A Professora Rosângela agradeceu o grupo da Demanda e passou para o ítem 4. da Agenda.
4- “ Help!” DISPONIBILIDADE PARA APOIO AOS GRUPOS
A Professora Ana Lucia se disponibilizou a ajudar o grupo da Oferta, o Alan
Rezende e a Professora Rosângela também se colocaram a disposição para
estar nas reuniões de ambos grupos da Oferta e da Demanda.
5 – ENCERRAMENTO DO SEMESTRE
A professora Ana ainda está alinhando com o Grande Hotel Senac as datas
possíveis para o evento de encerramento do semestre, sendo já sugeridas 3
datas: 17 Jun; 18 Jun e ou 24 Jun.
E finalizando, para a próxima reunião, foi indicado o Alan Rezende como sponsor
para a apresentar em 20(vinte) minutos, um tema que contribua com os trabalhos
desenvolvidos no Mercado em Foco.
PRÓXIMA REUNIÃO :
Dia: 06/05/2019,
Horário: das 17h00 às 19h00,
Local: Centro Universitário Senac.
Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a presente Ata.
Campos do Jordão, 01 de abril de 2019.
Profª Maria Rosângela da Silva