Resumo da Reunião – 01/04/2019

HORÁRIO: 17h00 às 19h00
PARTICIPANTES: 22 pessoas
LOCAL: Centro Universitário Senac

AGENDA:

  1. Caderno Mercado em Foco
    (apresentação do lançamento Cadernos de divulgação científica,
    coletânea de 2014-2017);
  2. Material Disponibilizado sobre o Turismo
  3. Apresentação dos Grupos Oferta e Demanda
  4. “ Help!” Disponibilidade para Apoio aos Grupos
  5. Encerramento do Semestre

1 – CADERNO MERCADO EM FOCO

A Professora Rosângela iniciou os trabalhos após a apresentação da Agenda do dia. Convidou a Professora Paula para apresentar o Caderno de divulgação científica para os presentes. Trata-se de uma coletânea Cozinha, Sustentabilidade e Saúde, dos projetos desenvolvidos no período de 2014-2017 de investigação científica e produtos culinários dos arredores do Vale do Paraíba/SP. Além do riquíssimo conteúdo analisado pelos presentes, foi possível identificar o formato de impressão e ajudar na continuidade na definição do cronograma de diagramação do caderno Mercado em Foco. Ficou resolvido que cada participante do Mercado em Foco informara a quantidade de exemplares que pretendem que sejam impressos, e cada interessado custeará o seu pedido. Ficou esclarecido também que quanto mais exemplares, menor serão os custos por unidade.

2- MATERIAL DISPONIBILIZADO SOBRE O TURISMO

A Professora Paula apresentou o material disponibilizado pela Professora Valéria do Instituto Federal.

Os materiais serão disponibilizados no site conforme disponibilidade.

3- APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS OFERTA E DEMANDA

A Professora Rosângela convidou um representante do grupo da Oferta para apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos, e o que conseguiram levantar de produtos que são disponibilizados para o mercado de Campos do Jordão.

E também foi permitido que o grupo apresentasse as dificuldades no levantamento de tais informações. Informaram dificuldades de tempo para a reunião, que cada integrante ficou com um atrativo e ainda não foi definido qual produto irão entregar.
Após, o Kleber representando o grupo da Oferta apresentou os trabalhos de pesquisas baseado na avaliação do Plano diretor, onde ressaltar a importância de comercializar as atividades e não os atrativos. Mencionaram a criação de 100(cem) atividades turísticas. Ressaltaram também que os sites pontuam os atrativos, mas não esclarecem as atividades.

Como proposta sugerem detalhar cada atrativo da cidade e ver quais tipos de atividades eles podem oferecer. Também houve sugestões de detalhamento dos circuitos. Destacar o tempo de permanência em média nos locais de visitação (menos de 1 hora, algumas horas, meio período ou o dia todo). Analisar no site oficial do município se há horário de funcionamento, se há ingresso, tempo, quais atividades, enfim. A Beth sugere adicionar os históricos dos lugares. O que foi acatado por todos. E continua a discussão sobre qual a forma de materialização. Saber o destino do produto. Criar um template/manual para qualquer um que queira divulgar, seja da maneira certa.

Como transformar um atrativo ou identidade.
Houve sugestões de pensar em roteiros, mas já existem. Foco empresário/administrador dos pontos. E como tarefa o grupo deve pensar na estratégia de negócio para divulgar o resultado final no evento a ser definido. Foi sugerido pelo Alan Rezende que o grupo da oferta trabalhe mais na criação de um “Manual” de boas práticas para divulgação de suas empresas / das empresas que administram, pois isso vai de encontro com a missão do Mercado em Foco (gerar conhecimento) e de tal forma não entrarão em questões que já estão sendo realizadas pela prefeitura (levantamento e avaliação dos pontos turísticos, experiências e afins). O Alan sugeriu também, caso haja disponibilidade dos componentes do grupo, em pegar alguns poucos pontos/roteiros/empresas turísticas para que se possa dar o exemplo do manual em prática. A Professora Ana e Professora Rosângela validaram a opinião do Alan como uma contribuição educativa.

O grupo também concorda que deverá ser objeto de discussão os pontos negativos dos atrativos para que possamos forçar ações junto ao Poder Público. Houve várias manifestações e contribuições do grupo da Demanda, inclusive sobre retrabalho de roteiros, etc. mas a favor de melhoria do que já existe. O grupo ficou de se reunir e definir os rumos dos trabalhos da Ofertas, e devido ao tempo a Professora Rosângela encerrou a apresentação do Grupo Oferta que em resumo ficaram com 2 pontos para discussão em reuniões de grupo de trabalho, sendo; 1- Foco nos Turistas – Atrativos e Atividades – Compras e detalhamento (degustação, fábricas, etc). 2- Foco nos Empresários – Boas Práticas para a Oferta.

A Professora Rosângela agradeceu o grupo da Oferta e convidou um representante para apresentar os trabalhos sobre a Demanda. Foi indicada a professora Simone para a apresentação.
A proposta do grupo será um questionário direcionado aos meios de Hospedagem.

Foi apresentado algumas questões para o turista responder e descobrir as motivações da sua vinda para Campos do Jordão. Esse questionário será deixado nos Hotéis. Foi analisado algumas questões que devem ser melhor direcionadas para atingir o objetivo proposto. Houve alguns questionamentos sobre direcionar somente para os meios de hospedagem e foi esclarecido pelo grupo da Oferta que Turista é o que dorme e o que vem um dia é excursionista.

Houve várias manifestações e contribuições do grupo da Oferta para que as questões viessem de encontro com as respostas que o Grupo da Oferta também busca. A Professora Ana se propôs a ajudar o Grupo na Construção do questionário para objetivar as questões. Após, a Professora Rosângela encerrou a apresentação do Grupo da Demanda, que em resumo ficaram com 2 pontos para discussão em reuniões de grupo de trabalho, sendo:
1 – Foco nos Empresários – Questionário pelos Meios de Hospedagem.
2 – Foco nos Clientes (Turistas) – Respostas para contribuir com a Oferta. O que Motivam? O que Falta? Atrativos? Preços? Opções?

A Professora Rosângela agradeceu o grupo da Demanda e passou para o ítem 4. da Agenda.

4- “ Help!” DISPONIBILIDADE PARA APOIO AOS GRUPOS

A Professora Ana Lucia se disponibilizou a ajudar o grupo da Oferta, o Alan
Rezende e a Professora Rosângela também se colocaram a disposição para
estar nas reuniões de ambos grupos da Oferta e da Demanda.

5 – ENCERRAMENTO DO SEMESTRE

A professora Ana ainda está alinhando com o Grande Hotel Senac as datas
possíveis para o evento de encerramento do semestre, sendo já sugeridas 3
datas: 17 Jun; 18 Jun e ou 24 Jun.

E finalizando, para a próxima reunião, foi indicado o Alan Rezende como sponsor
para a apresentar em 20(vinte) minutos, um tema que contribua com os trabalhos
desenvolvidos no Mercado em Foco.

PRÓXIMA REUNIÃO :
Dia: 06/05/2019,
Horário: das 17h00 às 19h00,
Local: Centro Universitário Senac.


Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a presente Ata.

Campos do Jordão, 01 de abril de 2019.
Profª Maria Rosângela da Silva

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email