DICAS – COMO COMUNICAR SOBRE SEU RESTAURANTE ?

Por Juliana T. Grazini dos Santos

  • Distribuir flyers para que as pessoas saibam do seu restaurante

A distribuição de flyers aos arredores dos restaurantes é, sem dúvida, o meio mais evidente para tornar-se conhecido.

Segundo os horários de distribuição, isso permitirá que você seja conhecido das pessoas que trabalham no bairro (no horário do almoço, por exemplo) ou das pessoas vivendo perto da sua nova estrutura (cedo na manhã ou de tarde).

É também um meio muito econômico de falar sobre você porque os flyers para restaurante são baratos.

  • Promover o restaurante nas plataformas de reserva online ou de vendas para viagem

Existem hoje numerosos sites que permitem reservar sua mesa online ou de obter cupons de redução (La Fourchette, Groupon,…), assim como várias plataformas de venda para viagem (Deliveroo, AlloRestau, Foodora, UberEats, …). Essas plataformas têm um certo custo mas elas trarão uma forte visibilidade. Deve-se estar presentes nelas mas também não hesitar, no momento do lançamento, a promover o vosso restaurante oferecendo reduções suplementares ou participando dos programas premiums para poder se destacar nesses diferentes sites.

  • Criar uma página no Facebook.

A criação de uma página Facebook ao nome de vosso restaurante permitira especialmente de explicar vosso conceito (o autêntico Deli de New York, a nova cantina japonesa do Marais, a salada 100% bio, etc…) mas também de comunicar sobre as atualidades do restaurante: mudança de cardápio, menu do dia, ofertas especiais, anuncio dos lugares de passagem para um food truck, anúncio de eventos do typo noite de abertura especial, do 31 de janeiro, etc…

A página Facebook permite também recolher avaliações de clientes, comentários e mensagens de pessoas interessadas ou clientes, e assim elaborar uma relação com sua comunidade. É então uma real vitrine promocional, completa, interativa e gratuita, a não negligenciar.

  • Fazer publicidade para seu restaurante no Facebook.

Além do número faraônico de pessoas conectadas ao Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg é particularmente interessante porque ele permite definir precisamente seu alvo, levando em conta a zona geográfica, a idade, os centros de interesse (por exemplo, as pessoas de 27 a 49 anos que dão like para páginas de outros restaurantes de vossa cidade).

Você também pode optar por entrar em contato com amigos de pessoas que “curtiram” sua página primeiro, para um efeito de “boca a boca” que funciona bem quando se trata de ideias. Você também pode lançar uma campanha promocional anunciando seu horário de funcionamento e marcando um Happy Hours excepcional. Ou apenas promova sua última postagem no blog.

As possibilidades de segmentação e o custo relativamente acessível desta plataforma tornam-na um meio de comunicação muito adequado para a promoção de pequenos restaurantes.

  • Promover seu restaurante com uma vitrine de site

Além da sua página no Facebook, você pode criar um verdadeiro site que reunirá todas as informações que você precisa saber sobre o seu restaurante: endereço, horário de funcionamento, conceito, menu e cardápios, formulário de contato, comentários de clientes, etc… Considere também adicionar uma página de reserva online e, possivelmente, um espaço para fazer pedidos.

Aqui o custo vai depender fortemente das suas necessidades e do parceiro a quem vai confiar a realização, para ter uma ideia do valor que se espera pode consultar o nosso guia de custos de um site.

  • Promover seu restaurante no Google My Business

O Google My Business é a vitrine do seu restaurante para todos os usuários da Internet que pesquisaram você na Internet, usando o famoso mecanismo de pesquisa.

Seu arquivo permite, em particular, inserir sua localização (com uma foto da janela via Google Street View), os horários e apresentar o restaurante em poucas linhas. Você estará então automaticamente presente no Google Map na famosa busca por “restaurantes próximos”.

O Google My Business também permite coletar muitas resenhas online, que são cruciais na hora de escolher um restaurante por meio do Google Maps, por exemplo. Na verdade, apenas 5% dos consumidores dizem que não olham as avaliações deixadas por outros compradores e, em 91% dos casos, as avaliações foram o primeiro motivo para uma ação. Além disso, o Google My Business é gratuito, então seria uma pena dispensá-lo!

  • Anunciar o restaurante no Google Adwords

Ao anunciar no Google Adwords, você promoverá o seu restaurante não apenas na Pesquisa Google, mas também em muitos outros serviços e subsidiárias do Google, como YouTube, Gmail e todos os sites que gerenciam seu espaço publicitário através da Rede de Display do Google. Aproveite para divulgar sua nova especialidade culinária ou o efêmero cardápio de festas.

Porém, tenha cuidado, a plataforma do Google é muito poderosa, mas extremamente difícil de aprender. É imprescindível o acompanhamento de um especialista sob o risco de criar campanhas que não rendem muito.

Observe também: os motores de busca Bing e Yahoo oferecem opções semelhantes. No entanto, a força de ataque do Google é muito superior à de seus concorrentes. Ainda assim, os serviços do gigante dos mecanismos de busca americanos são mais caros porque a competição entre os anunciantes é acirrada.

  • Ser listado em diretórios e guias

Antes de ver seu restaurante ganhar sua primeira estrela Michelin, você pode primeiro trabalhar duro para que ele apareça em alguns guias e diretórios dos melhores restaurantes: Yelp, Lonely Planet, Guide du Routard, mas também Fooding são todos os lugares onde é bom ele ser mencionado.

Garantia de seriedade, sabor e frescor, atraem moradores e turistas ávidos por um momento gourmet e amigável. Uma etapa essencial no plano de marketing de um restaurante!

  • Estabelecer parcerias em nível local

Para promover o seu restaurante e garantir um fluxo regular de clientes, considere a possibilidade de estabelecer parcerias com várias estruturas ligadas ao turismo, como o posto de turismo local, claro, mas também um ou mais hotéis, possivelmente quartos de hóspedes, anfitriões, ou até mesmo agências de viagens.

Em alguns casos, você precisará oferecer um desconto ao cliente ou pagar uma porcentagem da conta ao seu parceiro e em troca, ele o recomendará aos clientes dele.

  • Estabelecer uma campanha de relação com a imprensa

Para garantir uma boa divulgação do seu restaurante, você pode, durante o lançamento, informar a mídia local e blogueiros sobre a abertura de sua estrutura especializada em ideias para passeios, gastronomia e culinária, ou a arte de viver de forma mais geral. Você pode entrar em contato com uma agência especializada em relações com a imprensa ou escrever e distribuir você mesmo o seu comunicado de imprensa.

  • Fazer publicidade ao nível local

Não hesite, além de uma campanha na imprensa, em usar inserções publicitárias em jornais locais. Pense também na TV local, no rádio ou mesmo no outdoor.

Todos os canais são bons para usar no mercado você mesmo!

  • Configurar um programa de fidelidade

Para fidelizar clientes, nada melhor do que criar um programa de fidelização que proporcione brindes e / ou descontos aos seus clientes após um determinado número de visitas ao seu estabelecimento. Em forma de cartão ou totalmente desmaterializado, um programa de fidelização também permite ter os contactos dos seus clientes para o relembrar da sua boa memória!

  • Criar um boletim informativo

Por exemplo, você pode aproveitar a vantagem de conhecer seus endereços de e-mail para criar um boletim informativo que os informará sobre as últimas notícias e ofertas promocionais atuais.

Tenha cuidado para encontrar o equilíbrio certo: poucos ou muitos boletins informativos e seus clientes perderão o interesse em suas atividades. Considere também alternar entre conteúdo informativo / divertido e conteúdo promocional.

  • Procurar empresas de propaganda

Para divulgar seu restaurante e garantir uma clientela composta por tantos trabalhadores quanto residentes, conte com parcerias com empresas localizadas nas proximidades.

Você pode oferecer seus serviços tanto para eventos privados organizados por uma determinada empresa: festa de Natal, seminário, etc. ; como oferecer descontos ao conselho de trabalhadores para atrair funcionários para seus almoços, almoços de negócios ou jantares com colegas.

  • Procurar associações de patrocinadores ou eventos locais

Na mesma linha, você pode estabelecer parcerias com todos os atores locais da vida associativa. Patrocine o torneio de handebol da cidade, administre um estande no festival de jardim. É uma ótima maneira de conhecer seus vizinhos e provar sua comida.

  • Oferecer comida para viagem ou entrega em casa

Mesmo que não seja o seu negócio principal, não descarte a possibilidade de retirada ou entrega em domicílio. Muitas vezes, é uma boa maneira de apresentar sua cozinha aos vizinhos mais próximos. Você sempre pode desistir desta atividade quando tiver feito o seu “buraco”.

  • Oferecer um pouco “extra”

Terraço aquecido, wi-fi grátis, serviço 24 horas, happy hours, oferecem um ou mais elementos diferenciadores que farão as pessoas empurrarem a sua porta e não a do restaurante ao lado. Principalmente ao lançar seu restaurante, insista na simpatia e no atendimento. Mas não se esqueça que para reter clientes a atenção conta!

  • Criar um programa de patrocínio

Uma boa maneira de começar o boca a boca é criar um sistema de patrocínio. Por exemplo, você pode dar um código pessoal para cada cliente dando direito a um aperitivo ou café grátis, ou um desconto no menu.

É uma maneira simples e econômica de fazer com que as pessoas recomendem seu restaurante.

  • Comunicar-se através do seu site

Você não precisa esperar até que seu site esteja totalmente finalizado para começar a usá-lo e encaminhá-lo a usuários sociais e de internet. Uma vez que seu nome de domínio esteja reservado e seu url instalado, você pode começar a explorá-lo.

Um ou dois meses antes da data oficial de abertura, você pode criar uma página de destino temporária, na qual os usuários da Internet podem encontrar:

• Uma mensagem de boas-vindas

• Uma contagem regressiva para o dia de abertura

• Um pouco de narrativa: algumas linhas sobre a sua história e a do seu estabelecimento

• Links para suas redes sociais, se já existirem

• Informações práticas (endereço e horários)

• E um formulário onde os visitantes são convidados a se registrar para: serem informados da data de abertura, dia ou noite de abertura, ofertas de abertura, etc…

Não hesite em premiar a inscrição (uma oferta ou um desconto excepcional válido por 1 mês após a abertura, por exemplo), uma excelente forma de começar a criar a base de dados do seu restaurante e de incentivar as primeiras visitas assim que o estabelecimento estiver aberto.

Poderá comunicar o endereço do seu site no banner na frente, com uma mensagem do tipo “Registe-se no site www.nome do seu restaurante.com e beneficie de x € ou x% de desconto na sua primeira visita.

Além de todos esses benefícios, lançar seu site antes de abri-lo com uma página de destino temporária permitirá que você comece a “aquecer” seu url com mecanismos de pesquisa, o que terá um impacto positivo em seu SEO.

Comunique-se via redes sociais

  • Aproveitar as vantagens das redes sociais pelo que elas têm a oferecer

A oportunidade é de se relacionar com seu público-alvo! E para isso, nada como uma comunicação transparente, acessível e humana. Não espere até que seu restaurante seja aberto ao público para começar a contar sua história, revelando os nomes e rostos de quem participa de sua redação, para mostrar os bastidores de seu estabelecimento ou mesmo porque não levantar a opinião de seus fãs e seguidores.

Aqui estão algumas ideias de comunicação em suas redes sociais antes da inauguração:

• Fotos suas e de seus funcionários em certos momentos importantes: assinatura do contrato, obtenção de empréstimo, visita a um fornecedor, etc.

• Fotos ou vídeos das primeiras experiências culinárias realizadas na privacidade de familiares ou amigos

• Fotos de trabalho em andamento

• Foto antes / depois mostrando o andamento do trabalho

• Compartilhamento das primeiras criações gráficas: logo, carta gráfica, menus e cartões, flyers …

• Foto dos membros da equipe, uma vez recrutados

• Foto de suas reuniões ou almoços de equipe …

Tudo é possível, desde que esteja de acordo com sua linha editorial e que ajude a criar vínculos com seus futuros clientes. Pode até começar a envolvê-los na vida do seu estabelecimento, fazendo um levantamento das suas opiniões sobre a cor de um elemento da decoração, a escolha dos pratos ou a escolha das sobremesas a apresentar no seu menu.

Por enquanto é isso. Esperamos que esse texto  tenha lhe dado muitas ideias para promover o seu restaurante.

Se você tiver mais, sinta-se à vontade para compartilhá-los conosco.

Juliana T. Grazini dos Santos – Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição; presidente da Verakis (França), conceptora e diretora do curso de Especialização em Marketing de Alimentos Verakis (Europa); membro do grupo de estudos de informação ao consumidor do Fundo Francês para Alimentação e Saúde (FFAS) e curadora de cursos na área de alimentos e alimentação na Europa, América Latina e Brasil.

Clique aqui e assista à PALESTRA INTERNACIONAL MERCADO EM FOCO & FUNDAÇÃO VERAKIS “Como comunicar sobre seu negócio: do produto à publicidade”, no Youtube da Fundação Verakis

Saiba mais sobre a edição 2020 da Mentoria de Negócios Gastronômicos Mercado em Foco & Fundação Verakis https://www.grupomercadoemfoco.com.br/mercado-em-foco-faz-acontece/

Saiba mais sobre a experiência de Mentoria de Negócios Gastronômicos Mercado em Foco & Fundação Verakis https://verakis.com/mentoria-verakis-mercado-em-foco/

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email