Conclusões sobre a pesquisa “O perfil do empresário de Campos do Jordão”

Conclusões sobre a pesquisa realizada pelos integrantes do Grupo Mercado em Foco durante o ano de 2017 sobre perfil, dificuldades e anseios do empresariado de Campos do Jordão.

Com o objetivo de fornecer dados relevantes para fundamentar políticas públicas como as do Conselho Municipal de Turismo, Comtur, e a intenção de fornecer informações detalhadas para órgão públicos e entidades privadas sobre o perfil, dificuldades e anseios do empresariado jordanense, o Grupo Mercado em Foco realizou durante o ano de 2017 uma pesquisa exploratória feita com o empresário que hoje trabalha em Campos do Jordão. Empresários do segmento de hotelaria, gastronomia e do comércio em geral responderam a diversas questões formuladas pelos integrantes do grupo Mercado em Foco.

Boas surpresas foram detectadas nesse trabalho.

A primeira delas refere-se ao próprio perfil do empresariado que investe na cidade atualmente. Dos 77 empresários que responderam ao questionário, cerca de 71% tem curso superior ou de pós-graduação, dado que revela um bom grau de expertise e conhecimento dos entrevistados. A maioria, aproximadamente 88%, é dono ou sócio do próprio negócio, outro dado que confere representatividade e peso às respostas apresentadas. Também é um público que aposta em Campos do Jordão há bastante tempo (cerca de 50% deles está no mercado há mais de dez anos) e que tem sólidas raízes na cidade (83% dos entrevistados mora em Campos do Jordão). A metade deles (51,7%) tem mais de cinco funcionários e 16% mais de 20, isto é, um universo que vai do pequeno ao médio empresário.

A distribuição com relação às suas diferentes áreas de atuação foi bastante equilibrada: 22% deles correspondem a área de gastronomia, 20% a área de hospedagem e 19,5% à área do comércio em geral. A maioria atende um público composto de 75% de turistas e 25% de jordanenses.

Neste cenário, os empresários apontam alguns pontos fortes para se estabelecerem suas atividades aqui:  Campos do Jordão enquanto destino turístico consolidado no âmbito nacional e também a qualidade de vida e o contato com a natureza que pessoalmente usufruem ao morar na cidade, entre outros itens.

E detectam alguns pontos fracos de Campos do Jordão: a falta de infraestrutura urbana, ausência de comunicação entre os empresários e a pouca informação sobre diferentes eventos que se realizam na cidade que possam interessá-los. Paradoxalmente, ainda são poucos os empresários que estão associados a instituições que poderiam fornecer as informações que necessitam. Seu maior elo de comunicação ainda é o Whatsapp e o Facebook, entre outras redes sociais, e o e-mail.

Além da falta da estrutura urbana, a deficiência de mão de obra é a outra grande queixa do segmento, assim como a sazonalidade dos seus ganhos.

A pesquisa apontou como principais reivindicações o desejo de melhorias na infraestrutura da cidade, manutenção, reforma e ampliação de seus pontos turísticos, cursos de formação e especialização para mão de obra e mais informação sobre o que ocorre na cidade (como um calendário anual de eventos constantemente atualizado, por exemplo).

Apesar das dificuldades apontadas, outra boa surpresa: 97% dos empresários quer expandir ou manter seus investimentos na cidade e estão confiantes no futuro. E esperam que a multiplicidade de eventos de peso e qualidade distribuídos durante o ano, criação de novas roteiros e iniciativas na área de políticas públicas da cidade possam beneficiá-los, sobretudo na diminuição da sazonalidade dos seus ganhos e no excesso de burocracia.

Isto é, tanto o poder público como a inciativa privada podem contar com um empresariado que deseja melhorias, sim, mas que está disposto a investir e mesmo a ampliar a atuação de suas empresas em Campos do Jordão. Uma conclusão que pode ser lida como uma abertura a uma maior colaboração em projetos que contemplem seus interesses e uma vontade genuína de participação numa economia mais criativa e pulsante que indique novos rumos para seus negócios.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email